Atualmente através do estimulo de mudança do estilo de vida e novos medicamentos é possível controlar muito bem o diabetes com ótima qualidade de vida evitando complicações.
A prescrição individualizada de medicamentos mais seguros e potentes quando bem indicados associada à modificações do estilo de vida permitem ótimos resultados por longo período.
A diminuição da densidade do osso pode levar a fraturas. Medicamentos e alterações hormonais podem causar este problema. O endocrinologista deve avaliar e orientar o tratamento.
A vitamina D pode ser importante em vários processos no organismo. Alterações na paratireoide e deficiência de vitamina D devem ser avaliadas por um endocrinologista.
A tireoide é a glândula que regula nosso metabolismo. O excesso de hormônios (hipertireoidismo) ou a falta (hipotireoidismo) podem levar a uma série de sintomas e complicações. Nódulos na tireoide são muito comuns e no caso do câncer é importante a avaliação e acompanhamento do endocrinologista.
A falta dos hormônios masculinos e femininos pode ter várias causas. È muito importante a avaliação do endocrinologista para estabelecer se realmente está impactando na saúde do individuo e se necessário fazer a reposição destes hormônios.
Níveis muito baixo de açúcar no sangue podem levar à vários sintomas e complicações. O endocrinologista deve avaliar cada caso individualmente.
A presença de gordura no fígado é um alerta pois serve de sinal que a gordura está se depositando em áreas que não deveria podendo levar até a cirrose, câncer de fígado e geralmente está associada ao aparecimento do diabetes e risco maior de outras complicações.
A vida moderna, o estresse e as emoções podem favorecer o ganho de peso. Ajuda psicológica, nutricional, atividade física e uso de medicamentos podem ajudar este desafio.
A presença de aumento dos níveis de açúcar no sangue, aumento da pressão arterial, alteração no colesterol e triglicérides e o excesso de peso favorecem o aparecimento de diabetes e maior chance de apresentar complicações cardiovasculares (infarto e derrame)
A pressão da sociedade em busca de um corpo magro pode ser prejudicial. Importante quem sofre com isso ter apoio psicológico, nutricional e avaliação de um clinico-endocrinologista.
A cirurgia de redução do estomago quando bem indicada pode melhorar muito a qualidade de vida da pessoa que sofre com os problemas de excesso de peso. É muito importante o acompanhamento nutricional e clinico após a cirurgia para melhores resultados evitando deficiências nutricionais.
A glândula adrenal fica acima do rim e produz vários hormônios. A falta ou produção exagerada pode levar a vários sintomas e complicações.
Melhora da alimentação, estimulo da atividade física e medicamentos podem reduzir os níveis de lipídios no sangue evitando complicações cardiovasculares.
deficiência de hormônio de crescimento, Prolactina, diabetes insipidus devem ser investigados e tratados por um endocrinologista.
Excesso de pelos, acne e alterações menstruais podem piorar a qualidade de vida da mulher, dificultar uma possível gravidez e levar ao aparecimento do diabetes. Mudança de estilo de vida e medicamentos podem ajudar nesta doença.